terça-feira, 29 de novembro de 2011

Caminho de Santiago - Português Central

Em 02 setembro 2011 partindo de Lisboa, iniciamos um novo desafio. Realizar o Caminho de Santiago pela rota portuguêsa central. A distância do Caminho Portugues é menor do que a do Caminho de Santiago francês, mas com outros desafios. Enquanto no caminho frances há uma tradição consolidada com trilhas passando mais por pequenas cidades (pueblos) com seu piso mais adaptado para caminhadas, uma imensidão de peregrinos e maior disponibilidade de albergues; no caminho português não há tantos albergues. Muitas vezes a única opção para pernoite é nas instalações do corpo de bombeiros. Caminhamos muito tempo por vias de piso duro: acostamentos de rodovias ou vias de pedras, calçadas cimentadas... Passamos por muitas cidades, mas tudo isto não foi impeditivo porque nossa motivação era grande. Segui juntamente com minha esposa, Gladys, usando como referência uma planilha de nossa amiga Franci, que em 2010 realizou o mesmo percurso e pelo guia do Camino Português, de John Brieley, de 2009. No final do percurso, descobrimos um novo guia do mesmo autor, de 2011, com textualização menor, mas com melhores informações (mapas, altimetria) das etapas iniciais.
O intuito da descrição deste caminho é para que possamos contribuir para que outros peregrinos se interessem por esta via central partindo de Lisboa. Ou se optarem por sair mais adiante, algumas cidades do itinerário que fizemos, deveriam ser visitadas, tais como: Santarém, Tomar, Coimbra e outras com muitos atrativos. Caminhando ou utilizando ônibus, trem ou carro; o Caminho Portugues Central vale a pena, especialmente para brasileiros que terão oportunidade de visitar pontos históricos de Portugal relacionados com o Brasil ou com a vias milenares romanas.
Muitas igrejas do apóstolo Santiago em várias cidades fazem uma ligação deste caminho com a cidade de Santiago de Compostela.
Igreja dos Mártires (no grande terremoto de Lisboa de 1755, muitos morreram soterrados na antiga igreja existe, esta foi construída pelo marquês de Pombal - local onde fizemos nosso primeiro registro na Credencial do Peregrino.

Mapa ilustrativo do percurso de Santiago até Vilarinho/Vila do Conde (414 km)

Catedral de Lisboa, de onde partimos, na manhã de 02 de setembro (no dia anterior, tínhamos visitado a igreja de Santiago, um pouco acima deste local).
Daí seguimos pelo bairro de Alfama, passando pelo Museu do Fado, Museu do Azulejo, Parque das Nações, Torre Vasco da Gama e por baixo da majestosa Ponte Vasco da Gama, vista abaixo. Os primeiros três dias, caminhamos na direção norte, com o rio Tejo à nossa direita.

Neste primeiro dia pernoitamos em Alverca do Ribatejo (32 km).
Segundo dia, Alverca do Ribatejo - Azambuja, passamos por região agrícola, com solo enriquecido pelo Tejo.

Abaixo primeiros peregrinos, casal (francês e portuguesa)
Em Azambuja, dormimos na guarnição do corpo de bombeiros = encontramos casal de jovens peregrinos eslovenos e ciclistas italianos. Abaixo, dormitório nos bombeiros.
No terceiro dia fomos de Azambuja até Santarém. Cidade com ruínas de fortificaçoes romana e árabe; tem também igreja onde está enterrado o Pedro Alvares Cabral.

No quarto dia, entre Santarém e Golegã, encontramos casal da África do Sul, com quem caminhamos alguns dias mais. O sol do verão europeu estava castigando. Uma sombra era bastante reconfortante.
Em Azinhaga - cidade natal do imortal Saramago.