domingo, 4 de abril de 2010

Caminhada Timbó - Pomerode; 21 março 2010

Dia 21 de março de 2010, após pernoitarmos e tomarmos o café da manhã no Hotel Timbó Park, carimbamos nosso passarporte de início da etapa 02, de 25,4 km, do Circuito Vale Europeu - Mochileiro (Timbó - Pomerode),começando o percurso às 08:30 hs.
O dia claro e sol forte prometiam uma jornada dura. Reposição de água e proteção do sol seriam prioridades nesta jornada.
Como conhecia um pouco a cidade e orientados pela portaria do Hotel fomos caminhando por três quilometros, como não estávamos encontrando as setas de orientação do percurso, constatamos que estávamos no caminho errado. Orientados por pessoas do local, fomos em direção da Rua Oscar Piske, onde achamos as setas ao encontrar a Tifa Nardeli.Seguimos três quilometros por estrada de barro até encontrar a rodovia Timbó-Pomerode por onde caminhamos até a entrada da Tifa Colley.
Já tínhamos andado uns 12 quilômetros, mas esta última tifa apesar de ser uma subida, mas é arborizada e sombreada, sendo uma boa opção de caminhada. Serve de acesso ao Morro Azul, local muito visitado na região para observar a vista e prática de vôo livre.
Aproveitamos as goiabas para reposição de água, eletrólitos e energia e seguimos em frente passando por um haras, igreja Mulde, estrada Morgenland, casa enxaimel, residências do interior; piso em barro, com subidas e descidas até 400 metros de altitude.
Após o km 18 passamos por uma descida bem forte até alcançar piso asfaltado. Já faziam mais de duas horas que o sol estava causticantem, mas já estávamos em Pomerode, quase chegando ao portal da cidade, alcançado às 15:30 hs, onde carimbamos nosso passaporte de finalização da etapa dois.
Gostei bastante do percurso, apesar das dificuldades. Caminhar longe do fluxo de carros em alta velocidade é bem relaxante. Estamos animados para o próximo desafio. Valeu..


08:30 hs, Hotel Timbó, local de partida, o sol prometia dia árduo...


Foi bom descobrir que por aqui chegaríamos à Pomerode, mas não pelo percurso do Circuito com suas setas sinalizadoras..


Aqui na Rua Oscar Piske, com piso de barro, encontramos as setas ao entrar na Tifa Nardelli


Nossa região tem muitas casas típicas, enxaimel, como esta ao lado da rodovia Pomerode-Timbó


Neste bar encontramos água e inspiração


Tifa Colley, subida para Morro Azul, boa sugestão para caminhada ecológica


Igreja da Mulde, após + 15 km de caminhada, local do lanche e rápido descanso


Subida da Morgenland



Estamos no caminho certo, que bom!!



Entrando no município de Pomerode, mais de 18 km, descida forte.




O sol estava muito forte, o que animava é que faltava muito, muito pouco


15:30 horas, afinal chegamos. Agora é hora de repor energia. Um bom café colonial e retorno para Blumenau, com nosso transfer familiar.

2 comentários:

  1. Parabéns, Itamar e Gladys! Estamos acompanhando "virtualmente" a caminhada de vocês e iremos "juntos" até Compostela...
    Alfredo & Jussaná

    ResponderExcluir