Tive uma percepção ao iniciar o trajeto, que os primeiros desbravadores da região utilizaram o curso dos rios e ribeirões para adentrarem à densa mata existente naquela época do início da colonização do vale do rio Itajaí-Açú. Após a escolha de suas futuras propriedades, iniciaram a derrubada das florestas, implantação de meios de comunicação, plantações e criação de animais. Geralmente as estradas acompanham os cursos dágua, sendo que este circuíto também é conhecido como do Vale das Águas por esta proximidade entre rios e caminhos.
Até o momento, na quarta etapa deste circuito, um dos pontos marcantes de extrema beleza e expressão de força a longa descida do Rio Benedito, no trecho entre a cidade e Alto do Benedito. Com certeza outros mais virão. Pena que não exista no local uma parada (Belvedere) para repouso e contemplação da beleza local.
Passamos por pequenas propriedades rurais com seus animais domésticos e criação de peixes em lagoas, pequenas plantações e algumas indústrias, igrejas, casas enxaimel. Muitos e muitos pássaros, alguns multicoloridos como o da foto para comprovação. Flores, especialmente hortências, também florescerão em suas devidas épocas.
Depois de 3 horas de caminhada paramos num ponto de ônibus onde fizemos um pequeno repouso e lanche. Descansamos um pouco nossos pés, para depois seguir os próximos 12 km.
Até este momento, o piso da estrada foi de chão batido, em bom estado de conservação. Da sede do município de Benedito Novo até Alto do Benedito, uns 5 km, o caminho segue por uma rodovia estadual asfaltada, sem acostamento, subindo sempre. Aqui se confirmou que o plano altimétrico do guia não correspondia a realidade. Já estávamos cansados, mas o que nos impulsionada era que a chegada estava muito próxima. Depois da entrada da ponte para Santa Maria, desapareceram as setas. Fomos em frente por que havia pessoas que informavam a direção ao ponto de referência final.
Finalmente transpomos uma ponte para pedestres e finalizamos a etapa 4 com um café e carimbo de nosso passaporte às 16:07 horas, ou seja 6 hs e 15 minutos de caminhada no hotel Eno´s.
Retornamos de taxi até Rio dos Cedros, onde tínhamos deixado nosso carro e tomamos a direção de Blumenau. Neste tempo fomos agraciados por um grande e iluminado arco-iris.
Este trecho valeu a pena pelo contato com a natureza e também por muitas reflexões.
Nossa viagem para o Caminho de Compostela se aproxima e estas caminhadas tem preparado o corpo e mente para a difícil tarefa que nos espera. Muito importante tem sido o teste de equipamentos e roupas que utilizaremos na Espanha.
Depois da volta, continuaremos nossa história...
Rio dos Cedros - Hotel Mí Casa - ponto de partida
Este encontro com este passarinho: saira de sete cores valeu o passeio!!!
Este encontro com este passarinho: saira de sete cores valeu o passeio!!!
Nesta etapa, há grande proximidade entre o caminho e o leito dos rios = Caminho das Águas
Nenhum comentário:
Postar um comentário